Este artigo apresenta, em seu desenvolvimento, uma reflexão sobre a importância dos textos poéticos e dos fundamentos teóricos que esse gênero textual apresenta para o ensino aprendizagem, principalmente para o ensino da língua portuguesa. Para isso apresenta algumas propostas metodológicas que podem ser utilizadas em sala de aula do ensino médio. Nesta concepção, prioriza analisar a capacidade da integração dos recursos expressivos, tais como os sons, o ritmo e a rima que a poesia oferece para o desempenho motivador do aluno. A escolha do trabalho foi advinda dos inúmeros questionamentos acerca da motivação e do interesse em proporcionar um ensino da língua materna mais dinâmico e, consequentemente, mais atrativo para os jovens. Essa inquietação despertou a necessidade de um estudo mais profundo sobre a análise dos aspectos essenciais na busca pela integração e utilização da poesia no currículo escolar, no âmbito da escolaridade básica do Ensino Médio. Esta pesquisa se justifica, principalmente porque analisamos as teorias sobre a influência do texto poético como instrumento didático para o crescimento e desenvolvimento da leitura e escrita do indivíduo. Enfim, o texto enfatiza o ensino da língua portuguesa por meio da leitura sob a ótica das teorias selecionadas para, em seguida, fazer a exposição de algumas propostas de como se trabalhar em sala de aula.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica