Resumo: Este estudo tem por objetivo relatar os desafios encontrados e as perspectivas para um novo ensino da Língua Portuguesa pelo programa Residência Pedagógica CAPES – UNEAL, na escola Municipal Mário Soares Palmeira. Nesse sentido, pretendemos traçar uma discussão sobre a implantação do Programa Residência Pedagógica enfocando tanto os desafios quanto as conquistas oriundas desse projeto que veio a trazer uma nova tendência para o ensino da Língua Portuguesa na cidade de São Miguel dos Campos – Alagoas. Tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa aproximar a identidade e realidade dos alunos ao âmbito escolar, vamos discutir como esses desafios estão interligados ao contexto social dos discentes e como essa vivência com o novo ensino ensino da Língua Portuguesa pode ser atrelada a esse contexto. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho foi constituído por uma pesquisa de campo qualitativa que está esmiuçada em dois momentos relevantes que iniciou com a observação nas salas de 6° e 7° anos do ensino fundamental e no segundo momento a partir daquilo que foi observado buscamos relacionar a teoria a prática docente. Vale ressaltar que os desafios encontrados e as experiências obtidas no programa faz com que o docente tenha uma troca de conhecimentos, o que para Kenski (2001) o professor tem o papel arausto de levar conhecimento ao aluno e fazer da sala de aula um lugar de descobertas para que assim haja a efetivação do ensino aprendizagem. Portanto, esse estudo será embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas reflexões de Kenski (2001).
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