A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliete dos Santos PIMENTEL 1
Aline Higino da SILVA 1
Wilma dos Santos SILVA 2
1 Graduandas do curso de Licenciatura em Letras, Uneal; 2 Professora da rede municipal de São Miguel dos Campos.
julietepimentell@gmail.com
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do letramento literário como abordagem cognitiva na formação do aluno/leitor no Ensino Fundamental. É por meio do contato direto com os textos literários que se forma gradualmente o leitor capacitado a desenvolver as habilidades cognitivas, por este motivo é imprescindível que o professor em sala de aula trabalhe com os textos literários e, gradativamente, transforme o processo de leitura e análise em uma experiência permeada pelo prazer da descoberta. Diante destes saberes, fundamentadas no Projeto de Intervenção do Programa Institucional de Residência Pedagógica e com base nas experiências e atividades desenvolvidas com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, destacaremos a necessidade do professor mediar os estudos literários e evidenciar os seus benefícios para a aprendizagem, com a finalidade de contribuir no processo de cognição da linguagem, podendo com isso fornecer uma formação social e leitora eficaz. Assim, estamos gradativamente modificando a maneira de ler o texto literário, propondo e colocando em prática atividades que levam ao letramento literário com o objetivo de contribuir na vida pessoal, social e principalmente cognitiva do aluno, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender melhor o mundo em que vive. Partindo dessas análises, utilizaremos as reflexões de Silveira (2015), Maia (2004) e Cosson (2011).
Palavras-chave: : Letramento, Literatura, Cognição.
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