A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Juliete dos Santos Pimentel
  • Co-autores
  • Aline Higino da Silva
  • Resumo
  • A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO COGNITIVA DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL

     

     

    Juliete dos Santos PIMENTEL 1

    Aline Higino da SILVA 1

    Wilma dos Santos SILVA 2

    1 Graduandas do curso de Licenciatura em Letras, Uneal; 2 Professora da rede municipal de São Miguel dos Campos.

    julietepimentell@gmail.com

     

     

    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do letramento literário como abordagem cognitiva na formação do aluno/leitor no Ensino Fundamental. É por meio do contato direto com os textos literários que se forma gradualmente o leitor capacitado a desenvolver as habilidades cognitivas, por este motivo é imprescindível que o professor em sala de aula trabalhe com os textos literários e, gradativamente, transforme o processo de leitura e análise em uma experiência permeada pelo prazer da descoberta. Diante destes saberes, fundamentadas no Projeto de Intervenção  do Programa Institucional de Residência Pedagógica e com base nas experiências e atividades desenvolvidas com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, destacaremos a necessidade do  professor  mediar os estudos literários e evidenciar os seus benefícios para a aprendizagem, com a finalidade de contribuir no processo de cognição da linguagem, podendo com isso fornecer uma formação social e leitora eficaz. Assim, estamos gradativamente modificando a maneira de ler o texto literário, propondo e colocando em prática atividades que levam ao letramento literário com o objetivo de contribuir na vida pessoal, social e principalmente cognitiva do aluno, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender melhor o mundo em que vive. Partindo dessas análises, utilizaremos as reflexões de Silveira (2015), Maia (2004) e Cosson (2011).

     

     Palavras-chave: : Letramento, Literatura, Cognição.

     

  • Palavras-chave
  • Letramento, Literatura, Cognição.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica