O presente artigo tem por finalidade explanar sobre a atribuição da implantação do programa institucional de Residência Pedagógica da CAPES, instituído no ano de 2018, após várias demandas de aprimoramento que vinham ocorrendo desde a primeira discussão sobre o projeto que surgiu no ano de 2007, através de uma proposta do Senador Marco Maciel do partido político (DEM/PE). Nesta pesquisa serão abordados temas como: A contribuição do programa de Residência Pedagógica - CAPES, na formação de novos professores, como forma de complemento para a formação de novos licenciados na área de Língua Portuguesa e demais áreas que participam deste projeto. As perspectivas referentes ao desenvolvimento do projeto nas escolas-campo, como também as contribuições para as instituições de ensino superior que participam do programa institucional de Residência Pedagógica - CAPES. Levando em consideração a experiência exercida dentro do programa. Essa pesquisa foi produzida de cunho bibliográfico e teve como base teórica o texto de Kátia Augusta C. P. da Silva e Shirlei de P. Cruz “A Residência Pedagógica na formação de professores.” O Edital do programa da RP (Residência Pedagógica) - CAPES nº 06/2018. Juntamente com o artigo “o PIBID e a residência pedagógica: inovação ou reorganização na política de formação de professores? Ângela Maria Silveira Portelinha - uni oeste - universidade estadual do oeste do Paraná Egeslaine de Nez - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciane Spanhol Bordignon - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação.
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