: O processo de ensino aprendizagem tem ganhado espaço nas discussões dos estudiosos da educação na atualidade, principalmente quando o objetivo é viabilizar estratégias que priorizem a aprendizagem do aluno a partir do seu desenvolvimento integral. Diante desta realidade, a escola deve promover metodologias que possibilitem uma formação eficaz e torne o aluno mais seguro e autônomo, capaz de discutir e refletir sobre aspectos que surgem no contexto escolar e social. Ao refletimos sobre a construção do saber, cujos elementos motivadores são justificados pela necessidade da realidade social, devemos considerar os professores e alunos como partes integrantes do desenvolvimento da autonomia. A instituição de ensino cumpre o seu papel criando e reinventando ações pedagógicas para um novo modelo de educação, além de promover a formação continuada do educador. Por meio da autonomia, o professor desenvolve estratégias que dinamizam e favorecem a aprendizagem do aluno e convida o aprendiz a se posicionar de maneira crítica sobre o próprio processo de aprendizagem. Este artigo trata-se de um trabalho de pesquisa de caráter qualitativo e centrado em referenciais teóricos que aborda o assunto sob a perspectiva bibliográfica. A metodologia seguirá o caminho da seleção do material, cuja leitura resultará em fichamentos para posteriores análises. Dentre os especialistas da área, utilizaremos os estudos de Libâneo (2002), Silveira (2013) e Lima (2004).
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