Da Teoria à Prática: experiências do Residência Pedagógica na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, em São Miguel dos Campos – AL

  • Autor
  • Joelma Correia da SILVA 1 Regina de Souza da ROCHA 1  Niuedja Cristhyannelle de Vasconcelos TIBÚRCIO 1
  • Co-autores
  • Maria Cecília Nascimento SANTOS 2
  • Resumo
  • Este artigo objetiva relatar a experiência vivenciada na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas. Apresentaremos o desenvolvimento de atividades executadas na escola no primeiro semestre de 2019. O RP tem como objetivo agregar o ensino superior à prática diária das escolas de ensino básico, para elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciaturas. O Programa colabora para a formação docente, por meio da troca de experiências aliada ao conhecimento teórico que enriquece o currículo de iniciantes da profissão. Abordaremos sobre a nossa colaboração para aprendizado do aluno, as quais proporcionaram novas experiências com as práticas pedagógicas do programa e permitiram uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem. Destacamos a importância das metodologias de ensino que durante todo o programa estarão sob a supervisão de professores experientes, que auxiliam na formação de um professor motivado, capaz de criar soluções para os diferentes problemas que surgem diariamente no ambiente escolar.

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica. Metodologias. Teoria e Prática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica