O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS: uma metodologia aplicada durante o Programa Residência Pedagógica

  • Autor
  • Angélica Belo da Silva
  • Co-autores
  • Mayra Severo da Silva
  • Resumo
  •  

     

     

    O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS: uma metodologia aplicada durante o Programa Residência Pedagógica

     

                                                                        Angélica Belo da Siva

     

                                                                         Email:

     

    Angélica_quadrangular@hotmail.com

     

                                                                         Mayra Severo da Silva

     

                                                                         Email:

     

    Mayrasevero.s@gmail.com

     

                                                                    Orientadora:                                     Dayane Rocha de Oliveira

     

                                                              dayoliveira92@hotmail.com

     

     

     

    Resumo: Este artigo visa mostrar o ensino de Língua Portuguesa por meio de textos literários que foram trabalhados durante o programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, São Miguel dos Campos-AL. Este trabalho justifica-se pelo fato de percebermos que, na escola citada, os alunos, que vinham do ensino fundamental do município para o primeiro ano do ensino médio, não possuíam o hábito de leitura, deixando, desse modo, de adquirir uma aprendizagem significativa no Ensino de Língua Portuguesa, visto que, muitos deles, desconheciam diversas obras de escritores renomados. Dessa forma, estudar as partes que compõem a língua, como: morfologia, sintaxe e semântica por meio da literatura é uma estratégia que permite despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita e, através de aulas dinâmicas e com mais diálogos, o aluno terá voz e isso trará o hábito da leitura para a vida deles, criando, assim, o despertar para um aprendizado significativo. No que diz respeito ao objeto abordado foi possível notar um resultado significativo nos alunos do ensino médio da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, posto que as questões levantadas por eles confirmaram que há um interesse maior nos assuntos por meio das obras literárias analisadas durante o programa. Para embasar esta pesquisa, serão abordados os trabalhos de KLEIMAN, 1995, SILVA, 2006, LENER, 2002, SOARES, 2006.

     

    Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. Literatura. Residência Pedagógica.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

     

    SILVA, I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: Anais do Evento PG Letras 30 Anos, v. I, 2006, p. 514-527.

     

    LENER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

     

    SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino, Língua Portuguesa, Literatura, Residência Pedagógica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica