Programa Institucional Residência Pedagógica e as atividades exitosas com o Projeto Institucional a construção da Identidade – Aluno e Família, Escola, Comunidade

  • Autor
  • Wilma dos Santos Silva
  • Resumo
  • Programa Institucional Residência Pedagógica e as atividades exitosas com o Projeto Institucional a construção da Identidade – Aluno e Família, Escola, Comunidade.

     

    RESUMO

               

     

    Programa Institucional Residência Pedagógica e as atividades exitosas com o Projeto Institucional a construção da Identidade – Aluno e Família, Escola, Comunidade.

     

    RESUMO

               

    O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades exitosas desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica CAPES, com o Projeto Institucional A Construção da Identidade – aluno e Família, Escola, Comunidade, na Escola Municipal Mário Soares Palmeira, nas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II, em São Miguel dos Campos, AL. Visando aproximar o aluno e a família para a construção do Eu, sua identidade; estreitar laços escolar e envolvimento para conhecer e resgatar a história da cidade para seu crescimento individual e aplicar sua cidadania. Tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Matrizes de Referência do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) de Língua Portuguesa – Tópicos e seus Descritores do Ensino Fundamental II, que indicam habilidades, competências, atitudes e valores desenvolvidos pelos alunos na formação da sua vida cotidiana, social e profissional. Segundo a BNCC: ‘‘Soma aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Acrescentamos também Oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa com o tema ‘O lugar onde vivo’ para valorizar o lugar em que crescem e estabelecer o relacionamento com a comunidade; é importante conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais. Esse trabalho foi realizado na escola-campo com a participação dos licenciandos do Curso de Letras – UNEAL e segundo Dubar: ‘‘identidade nunca é dada, é sempre construída e a (re) construir, em uma incerteza maior ou menor e mais o menos durável’’ (1997, p.104).

    Palavras Chaves: Residência Pedagógica, Identidade, Aluno

     

  • Palavras-chave
  • Residencia Pedagogica, Identidade, Aluno
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica