O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma amostra das práticas docentes realizadas por alunos bolsistas do subprojeto PIBID/ LETRAS/ UNEAL/ Campus III. A sequência didática sobre o gênero textual Carta, objeto deste trabalho, foi desenvolvida em uma escola da rede estadual na cidade de Palmeira dos Índios - AL, com alunos do 8º ano do Ensino fundamental. A partir dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Bakhtin (1997), que definem os gêneros textuais por sua função social, e Dolz e Schneuwly (2004), que propõem como metodologia a produção e o desenvolvimento de sequência didática (SD). Nesse sentido, iniciamos em sala de aula o estudo sobre o gênero textual Carta, com a leitura do texto a Carta de São Paulo aos Coríntios. Depois, realizamos a leitura de outros textos, como o gênero Poema e Letra de música, a fim de ampliar o conhecimento através da intertextualidade. Em seguida, os alunos produziram Cartas pessoais que foram corrigidas e discutidas em conjunto para a reescritas destas. Como resultado, pudemos constatar a eficácia da utilização da sequência didática como instrumento de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, haja vista que direciona o trabalho do professor em sala de aula. Constatamos que o gênero textual Carta Pessoal, embora esteja em desuso, não está muito distante da realidade dos alunos que utilizam o e-mail como meio de comunicação.
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