O gênero textual autobiografia tem como objetivo principal mostrar que pode contribuir significativamente para a educação referente a pratica da leitura, oralidade e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, metodologia distintiva, mas ainda assim correlacionadas. A temática tem como suporte teórico os pressupostos de Bezerra (2017) e Marcuschi (2008) entre outros que favorecem o gênero por sua função comunicativa. As atividades propostas seguem o paradigma de sequência didática concebido por Schneuwly; Dolz (2004) com proposito de ser aplicado e trabalhado em uma turma do EJA em uma escola da esfera pública de Palmeira dos Índios, Alagoas. Referente ao planejamento de aula no qual vai ser abordado, tem como desígnio despertar o conhecimento prévio sobre o gênero textual que vai ser trabalhado, mostrando a importância do mesmo. Desempenhando a leitura de alguns textos descritivos sobre o gênero, seguida da leitura de uma autobiografia, ‘“O mito da infância feliz/ das saudades que não tenho” de Bartolomeu Campos Queiroz. Além disso materializa realizar discussões sobre os aspectos estruturais e suas características que conduzem com o gênero, incentivando aos discentes a ação comunicativa de distinção sobre a biografia e a autobiografia, orientando também a produção inicial de uma produção textual com sua autobiografia. Decorremos à organização dos problemas encontrados nos textos produzidos e, posteriormente, corrigir em conjunto e discutimos os erros estruturais dos alunos para que, na sequência, eles pudessem reescrever os textos. Ainda não se possui corpus obtido para análise, irá suceder da aplicação em sala de aula com a finalidade da experiência e coleta de dados. É necessário destacar que esse trabalho está vinculado ao subprojeto de Letras PIBID/ CAPES/ UNEAL/ Campus III: Leitura de Gêneros Textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa e que o destaque do pressuposto trabalho consiste em possibilitar aos discentes da escola colaboradora a proximidade com a leitura e produção de abundantes gêneros textuais e a argumentação de temáticas variadas, além de oportunizar ao discente bolsista a pratica de docência, conciliando o conceito estudado e a formação docente .
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica