Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o uso da imagem como instrumento metodológico no ensino de História, pois a aplicação de alguns recursos iconográficos como o cinema e os jogos de videogame, ao serem utilizados como recurso pedagógico, facilitaram o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História da Escola Estadual Humberto Mendes localizada no Município de Palmeira dos Índios do Estado de Alagoas. O estudo bibliográfico nas obras de autores como Boris Kossoy (2001), Valesca Giordano Litz (2008) e Martine Joly (2007), serviu de suporte teórico para a produção desse trabalho, sobretudo para a realização de uma discussão acerca da utilização da imagem como um recurso significativo para o ensino, no qual permite o docente sobrepor uma nova linguagem e possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula, facilitando o processo de aprendizagem na disciplina de História, permitindo, assim, a ampliação dos conceitos interpretativos elaborados pelos discentes. Todas as atividades relatadas durante a abordagem desse estudo foram resultantes da atuação dos bolsistas do Programa Residência Pedagógica e vivenciadas durante o primeiro semestre de 2019 nessa instituição escolar.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica