PRÁTICAS SOBRE O USO DA IMAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO MENDES

  • Autor
  • Danilo Bastos de França
  • Resumo
  • Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o uso da imagem como instrumento metodológico no ensino de História, pois a aplicação de alguns recursos iconográficos como o cinema e os jogos de videogame, ao serem utilizados como recurso pedagógico, facilitaram o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História da Escola Estadual Humberto Mendes localizada no Município de Palmeira dos Índios do Estado de Alagoas. O estudo bibliográfico nas obras de autores como Boris Kossoy (2001), Valesca Giordano Litz (2008) e Martine Joly (2007), serviu de suporte teórico para a produção desse trabalho, sobretudo para a realização de uma discussão acerca da utilização da imagem como um recurso significativo para o ensino, no qual permite o docente sobrepor uma nova linguagem e possibilidades a serem trabalhadas em sala de aula, facilitando o processo de aprendizagem na disciplina de História, permitindo, assim, a ampliação dos conceitos interpretativos elaborados pelos discentes. Todas as atividades relatadas durante a abordagem desse estudo foram resultantes da atuação dos bolsistas do Programa Residência Pedagógica e vivenciadas durante o primeiro semestre de 2019 nessa instituição escolar.

  • Palavras-chave
  • Disciplina, Discente, Cinema, Jogos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica