Resumo: O Presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual de Educação Básica Aurino Maciel, localizada na cidade de Arapiraca, que visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico, onde o desenvolvimento de competências profissionais, implica em utilizar conhecimentos adquiridos, na vida acadêmica, na vida profissional e pessoal. O objetivo geral desse trabalho busca destacar a experiência vivida pelos residentes de geografia no programa Residência Pedagógica. Já que se refere aos objetivos específicos almejamos: 1) Trazer considerações acerca do desenvolvimento da pratica docente; 2) Caracterizar a Escola Estadual Aurino Maciel como campo de atuação dos residentes do subprojeto de geografia. 3) Expor a realização de uma oficina pedagógica sobre materiais recicláveis uma experiência na residência pedagógica. Quanto a metodologia utilizada foi realizada pesquisa bibliográfica e no campo de atuação dos residentes desde a ambientação na escola até o desenvolvimento das atividades de observação e regência. No que se refere aos resultados constatou-se que, o Programa Residência Pedagógica estabelecer em um importante meio de integração do residente na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Apoio financeiro: Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica