RESUMO- Através do Programa Residência Pedagógica /CAPES, em funcionamento na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, por meio do curso de licenciatura em Geografia, Campus I, elaborou-se um trabalho que traz uma abordagem sobre a forma, na qual, pode ser utilizado o software Google Earth como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem, no que se refere aos conhecimentos cartográficos desempenhados pela disciplina de geografia na educação básica, na rede pública de ensino. O presente artigo tem como objetivo expor a eficácia do uso do presente aplicativo, propiciando novas perspectivas aos discentes sobre os conteúdos da ciência cartográfica, além de instigar os demais profissionais a reverem suas metodologias de ensino de geografia. No decorrer do trabalho, foram realizadas atividades práticas da disciplina eletiva Mapeamento Ambiental, ofertada pela instituição de ensino: Escola Professora Izaura Antônia Lisboa, onde o uso dessa tecnologia foi imprescindível, pois esta serviu de base teórica e foi usufruída em aulas de campo. Desse modo, pode-se perceber que manipulação da ferramenta Google Earth foi de bastante efetividade. A medida em que foram apresentados os conhecimentos, ou seja, mostrar a forma de funcionamento e sua principal finalidade de revelar imagens do planeta Terra construído a partir de fotos tiradas por satélites, os alunos demonstraram uma grande curiosidade e uma certa ansiedade em aplicar o conteúdo exposto em estudos de campo, fazendo um paralelo do que foi visto por via satélite com o lugar real.
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