Resumo: O programa Residência Pedagógica, financiado pelo governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, se constitui enquanto uma ferramenta de inclusão dos professores ainda em formação no campo dinâmico da sala de aula, esse proporcionando os primeiros contatos dos professorandos com o universo da docência e a realidade da educação básica. O presente trabalho possui o objetivo de realizar uma análise sistemática e coesa das atividades desenvolvidas no subprojeto da Residência Pedagógica vinculado ao curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, campus III, buscando compreender o programa governamental e seus resultados entre os graduandos envolvidos e a educação básica ofertada na localidade. Para a pesquisa foram utilizadas como fontes as experiências vivenciadas no programa, sendo essas desenvolvidas em uma das escolas da rede pública estadual do município de Palmeira dos Índios, a Escola Estadual Humberto Mendes, localizada na zona urbana da cidade. Após as vivências na instituição campo, os dados, informações e questionamentos obtidos foram estudados sob as concepções teóricas de autores como Luckesi (1994), Bittencourt (2008), Freire (1987) e outros, por conseguinte sendo proporcionada uma pesquisa acerca das atividades realizadas no projeto e os desafios existentes na formação docente em meio aos primeiros contatos com o ensino.
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