Este trabalho apresenta um estudo de caso, que representa as dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, na disciplina de Química. Essas dificuldades são ocasionadas por vários fatores: falta de interesse, de atenção e complexidade dos conteúdos, por isso há a necessidade de buscar aulas cada vez mais dinâmicas para facilitar a compreensão e atrair a atenção desses alunos. Nesse sentido, foram encontradas alternativas simples para buscar sanar estes problemas. A educação vem passando por mudanças e inovações, contudo, há essa necessidade de explorar alternativas para acompanhar essas transformações. De acordo com as observações realizadas, por meio do Programa Residência Pedagógica, foram aplicadas duas metodologias diferenciadas para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com a aplicação destas duas metodologias experimentais, foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa da aprendizagem destes alunos com base no rendimento tanto nas participações nas aulas quanto em suas nas notas das avaliações bimestrais . Este estudo tem como base demonstrar que os problemas encontrados em qualquer turma, podem ser solucionados, com esforço e planejamento com metodologias simples, trazendo a oportunidade de usar novas práticas de ensino e assim a de um novo olhar dos professores em relação a educação.
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