CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS ALTERNATIVOS LABORATORIAIS PARA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA, APLICADOS À MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Adrielle Firmino da Silva
  • Co-autores
  • Diego Nunes Belarmino , Marcos Antonio Luz Surica
  • Resumo
  •  

    As dificuldades dos alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos em permanecerem frequentando a escola são diversas, muitos se matriculam e só comparecem a aula uma única vez, outros faltam com frequência e muitos desistem antes mesmo de iniciar as aulas. São a partir desses fatores que o professor como mediador deve tomar medidas ativas para o conhecimento da realidade desses alunos levando-se em consideração as dificuldades enfrentadas pelos mesmos. A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, porém o docente tende a lidar com as dificuldades relacionadas à ausência de um suporte laboratorial, pois, grande maioria das Escolas da rede pública sofre essa deficiência, apresentando materiais insuficientes desde vidrarias, equipamentos como também reagentes. Partindo-se das problemáticas observadas às quais evidenciamos, a necessidade da realização de aulas práticas para os alunos da EJA e a falta de uma estrutura laboratorial adequada na escola campo, deficiência de equipamentos e vidrarias. Sendo proposto à ideia de confeccionar materiais de laboratório que venham potencializar o ensino aprendizagem nas aulas de química. Para a construção dos equipamentos foram realizadas coleta e organização dos materiais necessários, sendo esses alternativos, recicláveis e de baixo custo, Para tanto, serão apresentados quatro equipamentos alternativos: o funil de separação, destilador, béquer e funil. Todos os materiais construídos foram testados, em práticas, em uma das escolas do ensino médio vinculadas ao projeto Residência Pedagógicas e apresentaram um desempenho satisfatório. A realização de pesquisas e a realização do estágio de observação na escola campo nos permitiram o contato cotidiano da vivência professor e aluno da realidade em sala de aula, as dificuldades enfrentadas por ambos, enfatizando o quanto é importante o professor como mediador conhecer as peculiaridades de seus alunos para que então possa aprimorar a metodologia de ensino adaptando-a para seu público alvo. Principalmente ao que diz respeito ao público da modalidade de ensino educação de jovens e adultos tratando-se de discentes com desafios a serem enfrentados para permanecem em sala de aula, o educador como também pesquisador tende a buscar alternativas que motive seus alunos a não desistirem de frequentar a escola. Dessa forma as aulas que antes não aconteciam pela falta de materiais agora podem ser realizadas através do uso desses materiais alternativos, ajudando no desenvolvimento da aula e aumentando o interesse por parte dos alunos, pois os materiais alternativos são de fácil acesso para todos. São experiências como essas, proporcionadas pelo programa residência pedagógica que enriquecem a formação dos futuros profissionais da educação, incentivando a observação, a pesquisa, ação e reflexão sobre as práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar.

    Palavras-chave: aula prática, recursos alternativos, conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Aula prática. Recursos alternativos. Conhecimento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica