GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Emerson Bras de Santana Júnior
  • Co-autores
  • Natália Luczkiewicz da Silva , Mirelly Simplício de Sousa
  • Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo mostrar, de maneira detalhada, como o gênero textual Crônica pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo em tela é uma amostra das práticas docentes realizadas por alunos/bolsistas vinculados ao subprojeto PIBID/ LETRAS/ UNEAL/ Campus III Leitura de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa. Tanto este trabalho como o subprojeto têm como suporte os pressupostos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008), entre outros que tratam os gêneros como textos com a função social comunicativa; quanto às atividades desenvolvidas constantes neste trabalho, foram enquadradas no modelo de Sequência Didática/ SD apresentado por Schneuwly e Dolz (2004). As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, AL, no decorrer de quatro encontros: o primeiro teve como foco uma introdução sobre o gênero trabalhado e, posteriormente, a leitura do texto “Assalto”, de Carlos Drummond de Andrade, visando estimular a oralidade dos alunos a respeito da compreensão do texto; no segundo, foram desenvolvidas algumas atividades para o entendimento da estrutura do gênero Crônica e reflexões de caráter linguístico e gramatical no texto estudado; o terceiro encontro deteve-se na produção inicial dos alunos e contou com a supervisão dos pibidianos envolvidos; no quarto e último encontro, posterior à correção e sistematização dos deslizes gramaticais e estruturais apresentados pelos alunos, houve a reescrita ou produção final – prevista no esquema de SD proposto por Schneuwly e Dolz (2004). Ao término do desenvolvimento da SD, percebemos um avanço significativo no tocante ao ensino aprendizagem através do Gênero Crônica, mas também que os problemas diagnosticados nos textos têm raízes profundas, sendo necessário um trabalho em longo prazo, uma continuação na aplicação de SD, como a relatada neste trabalho.

  • Palavras-chave
  • PIBID, Sequência Didática, Crônica, Ensino e aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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