RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E COTIDIANO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Aline de Freitas Lemos Paranhos
  • Co-autores
  • Kleber Costa Bezerra
  • Resumo
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    O fazer pedagógico é um tema que vem sendo bastante discutido no meio acadêmico, na atualidade, devido à preocupação dos educadores (sejam em formação inicial ou continuada) com a construção das atividades que contribuam significamente com a melhoria da educação nos processos de ensino-aprendizagem, fazendo com que os discentes desenvolvam o intelecto não apenas ligado aos conteúdos propostos por cada disciplina e suas demandas curriculares; mas também sua dimensão com o seu cotidiano e as questões sociais que estão presentes em seu dia a dia. Desse modo, destinados a levantar alguns apontamentos ao que se refere ao campo e ofício de atuação dos professores, este estudo tem o intuito de reunir questões que sirvam de subsídio para o debate que envolve as diretrizes curriculares nacionais que norteiam a educação brasileira. Nesse sentido, a pesquisa se materializa em dois momentos: inicialmente, trabalharemos com estudos bibliográficos baseados nos pressupostos de Bittencourt (2009), Oliveira (2006), Schmidl (2013), Zamboni (2000/2001), Rüsen (2001/2006) e alguns outros; já no segundo momento, trabalharemos com as experiências vivenciadas na educação básica da rede estadual de ensino, no âmbito do processo formativo de iniciação à docência por meio do programa Residência Pedagógica do subprojeto de história da Universidade Estadual de Alagoas, campus III em Palmeira dos Índios.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Currículo, Formação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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