A proposta de aulas com a utilização de metodologias ativas ou comumente jogos educativos têm sido tratada positivamente pelos professores pois torna o conteúdo mais atraente, principalmente aqueles que são mais complexos como por exemplo a temática do grupo dos protistas, tornando-os de mais fácil compreensão com a utilização lúdica. Dessa forma, o presente estudo foi realizado numa escola de tempo integral localizada no semiárido alagoano numa turma de Ensino Médio composta por 35 alunos no dia da aplicação do jogo chamado de “roleta dos protistas” com perguntas relacionadas aos Protistas. A turma foi dividida em cinco equipes tendo um total de 40 perguntas, sendo relacionadas as cores vermelha, azul, verde e rosa (protozoários, doenças, algas e perguntas produzidas pelos alunos). Nos resultados foi observado um acerto de 06 (150%) sendo que, quatro acertos foram das perguntas que a equipe girou a roleta e as outras duas das perguntas aleatórias feitas por outras equipes que formularam; 4 (100%) acertos pela equipe III; a equipe I e V tiveram 3 (75%) e 2 (50%) acertos para a equipe II. Dessa forma, fica evidente que a utilização de jogos é uma ferramenta muito importante no ensino-aprendizagem, pois é uma forma de reter a atenção do aluno e possibilitar interação entre eles, além de ser uma metodologia que se adequa a qualquer série.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica