O presente trabalho pretende trazer em evidência as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - Campus II, em parceria com uma escola da rede municipal de Educação Básica da cidade de Santana do Ipanema - AL. Buscou-se analisar/investigar como as professoras supervisoras compreendem o programa como espaço de formação continuada, e de que modo lidam com múltiplos olhares acadêmicos direcionados ao que é ser professor e suas práxis a partir do trabalho colaborativo e participativo desenvolvido no lócus de pesquisa, bem como de que modo buscam lidar com os desafios de ser professoras/pesquisadoras ao mesmo tempo em que estas, são participantes e protagonistas do próprio processo de aprimoramento da sua formação, evidenciando a pesquisa-ação como base fundamental em que o professor produz conhecimentos a partir dos problemas vivenciados enquanto profissional, constituindo a flexibilidade em seus planejamentos em um processo de ação-reflexão-ação. A metodologia utilizada para construção desta discussão parte da pesquisa exploratória, assim como estudos fundamentados em autores como Thiollent (2009); Pimenta (1999); Anjos (2015); e Franco (2010,). Os resultados obtidos enfatizam a importância das trocas de conhecimentos que o programa possibilita entre o professor/supervisor e os acadêmicos, unindo teoria à prática consolidando uma aprendizagem significativa que contribuí gradativamente para construção do conhecimento de ambas as partes.
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