PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL DR. PAULO DE CASTRO SARMENTO

  • Autor
  • Wanessa Estefanny Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Lindinês de Barros Acioli , Késsia da Silva Cassiano , Dallyson Cardoso Felix , Lourivaldo Ribeiro de Melo , Danilo de Lima Machado , Maria Ediney Ferreira da Silva
  • Resumo
  • Práticas didáticas no ensino da geografia é um tema frequente no ensino básico. Dessa maneira, tivemos como questionamento, quais seriam as melhores práticas para o ensino dessa? Assim, objetivamos dois modelos dinâmicos para a prática na Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, sendo estes uma aula teórica com uma maquete para demonstrar a análise da realidade da cidade de União dos Palmares e outra aula seguida de um jogo de perguntas para análise do aprendizado. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir das aulas ministradas pelos bolsistas e por meio de pesquisa bibliográfica, além de questionamentos e entrevistas reflexivas, junto aos alunos dos respectivos 6° e 7° anos. Como resultado, podemos ressaltar as dificuldades da docência para o planejamento e aplicação das aulas práticas e teóricas, ademais, a troca de experiência entre nós bolsistas do PIBID e os discentes da rede pública de ensino: Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, engrandece o elo que deve existir no âmbito escolar, além de enriquecer a nossa formação como docentes.

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem. Interação. Docente/discente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica