Práticas didáticas no ensino da geografia é um tema frequente no ensino básico. Dessa maneira, tivemos como questionamento, quais seriam as melhores práticas para o ensino dessa? Assim, objetivamos dois modelos dinâmicos para a prática na Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, sendo estes uma aula teórica com uma maquete para demonstrar a análise da realidade da cidade de União dos Palmares e outra aula seguida de um jogo de perguntas para análise do aprendizado. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir das aulas ministradas pelos bolsistas e por meio de pesquisa bibliográfica, além de questionamentos e entrevistas reflexivas, junto aos alunos dos respectivos 6° e 7° anos. Como resultado, podemos ressaltar as dificuldades da docência para o planejamento e aplicação das aulas práticas e teóricas, ademais, a troca de experiência entre nós bolsistas do PIBID e os discentes da rede pública de ensino: Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, engrandece o elo que deve existir no âmbito escolar, além de enriquecer a nossa formação como docentes.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica