O presente trabalho relata as experiências vivencadas no Programa Residência Pedagógica, núcleo I, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas - campus II, em Santana do Ipanema/ AL, referente a etapa do estágio de regência no Ensino Fundamental, anos iniciais, durante o primeiro semestre do ano de 2019. O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas no estágio, em uma instituição pública do município de Santana do Ipanema/AL, em uma turma do 5º ano com 26 crianças na faixa etária entre 09 e 12 anos de idade, a partir de um projeto de intervenção que tem como título: Letramento Matemático: A relação entre letramento ao conjunto de práticas orais e escritas, onde pretendeu- se contribuir e intervir no letramento matemático, na leitura e na escrita das crianças, mediante as limitações observadas durante as aulas, além de ressignificar o papel do planejmento e da organização do tempo e dos espaços na ação docente. Além de ressaltar o Programa Residência Pedagógica como principal articulador das práticas docentes, na formação inicial unindo a teoria e a prática que devem acontecer de forma indissociável na ação docente.De modo, que possam intervir na realidade social das crianças e contribuir com o processo de ensino- aprendizagem. O referêncial téorico utilizado tem os seguintes autores: Zabala (1998), Pimenta e Lima (2004), Busato (2005), BNCC (2018). Com isso, as intervenções acontecram de forma satisfatória diante de todos os momentos desenvolvidos com as crianças e profissionais docentes, contribuindo ainda mais para o ensino da matemática e da língua portuguesa, e trazendo a importancia do planejamento e sua execução nas atividades docentes.
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