Considerando que a educação escolar, para a população negra, é um problema que tem raízes históricas profundas, pois, mesmo depois de liberto, esse direito lhe foi negado ou lhe foi dificultado o acesso à escolarização, a promulgação da Lei nº 10.639 em 2003 e mais tarde da Resolução CNE/CEB nº8 em 2012 (Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola), foi um grande avanço no que tange às políticas afirmativas e valorização da cultura afro-brasileira. No tocante a essa temática, aqui serão tratados dados parciais do amplo projeto de pesquisa intitulado “ Educação e identidade negra em comunidades quilombolas do Município de Arapiraca: um estudo comparado entre as comunidades do Pau D’arco e Carrasco”, realizado nas escolas Luiz Alberto de Melo e Escola Manoel João da Silva, localizadas respectivamente nas comunidades quilombolas Vila Pau D’arco e Sítio Carrasco, no município de Arapiraca-AL. Metodologicamente esse é um trabalho de pesquisa do tipo etnográfico, quali-quantitativa, e os dados aqui apresentados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante. Em linhas gerais, a pesquisa busca compreender como vem sendo trabalhadas as noções de negro, negritude e quilombola no âmbito do trabalho pedagógico desenvolvido pelas duas escolas estudadas, avaliando seus impactos na formação das identidades de educadores e educandos envolvidos.
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