OS DESAFIOS DA EJA NA PERSPECTIVA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

  • Autor
  • Monica Paz dos Santos Lucas
  • Co-autores
  • Clara de Assis Silva da Rocha , Eduarda dos Santos Moreira , Samuel Costa Silva
  • Resumo
  • O artigo propõe abordar assuntos relativos à educação de jovens e adultos – EJA - com base na experiência concebida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid). Serão apresentadas as atividades que foram executadas na Escola Estadual Manoel Passos, nas turmas do nono ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio de educação para jovens e adultos, contemplando as temáticas afro, indígena e patrimonial. Metodologicamente, utilizamos aulas expositivas, debates, numa linguagem acessível, dando exemplos comuns do dia a dia, com pouca utilização de conceitos complexos a fim de que os conteúdos se tornassem estimulantes. A atuação do projeto, teoricamente, foi embasada nos pressupostos de (DELMONICO, 2018) e (NASCIMENTO, 2013). As atividades desenvolvidas, apesar dos inúmeros desafios encontrados, foram de fundamental importância, tanto para os alunos, que obtiveram bons resultados e um respaldo positivo em relação ao projeto, quanto para a formação dos docentes, pois nos proporcionou desenvolver metodologias compatíveis com a realidade dos alunos, além de uma experiência de troca de aprendizagem essencial no primeiro contato dos bolsistas com a sala de aula e no âmbito da educação básica, tornando a aquisição da aprendizagem uma atividade instigante, habilidade que fará parte do exercício efetivo da docência. 

  • Palavras-chave
  • Educação, Projeto, Experiência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica