O artigo propõe abordar assuntos relativos à educação de jovens e adultos – EJA - com base na experiência concebida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid). Serão apresentadas as atividades que foram executadas na Escola Estadual Manoel Passos, nas turmas do nono ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio de educação para jovens e adultos, contemplando as temáticas afro, indígena e patrimonial. Metodologicamente, utilizamos aulas expositivas, debates, numa linguagem acessível, dando exemplos comuns do dia a dia, com pouca utilização de conceitos complexos a fim de que os conteúdos se tornassem estimulantes. A atuação do projeto, teoricamente, foi embasada nos pressupostos de (DELMONICO, 2018) e (NASCIMENTO, 2013). As atividades desenvolvidas, apesar dos inúmeros desafios encontrados, foram de fundamental importância, tanto para os alunos, que obtiveram bons resultados e um respaldo positivo em relação ao projeto, quanto para a formação dos docentes, pois nos proporcionou desenvolver metodologias compatíveis com a realidade dos alunos, além de uma experiência de troca de aprendizagem essencial no primeiro contato dos bolsistas com a sala de aula e no âmbito da educação básica, tornando a aquisição da aprendizagem uma atividade instigante, habilidade que fará parte do exercício efetivo da docência.
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