Existe um variado leque de metodologias e recursos didáticos que podem e deve ser utilizado pelos professores na sala de aula, porem, vivem numa constante busca pela descoberta de metodologias que possam ser aplicadas e capazes de despertar à atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta-se empolgado e com prazer de aprender, uma vez que se torna papel do docente buscar e identificar os motivos e causas de desmotivação que venha ser observado por parte dos alunos, buscando assim, soluções para sanar esse tipo de problema. Contudo, essa motivação tão esperada precisa partir do professor, que se coloca sempre como condutor. A ludicidade se apresenta então como sendo um dos mais variados recursos presentes no ensino básico, mas que pode ser levados ao ensino superior, se apresentando através da criatividade e de jogos que promovem um ambiente descontraído e prazeroso somando a interação entre o professor, aluno, sala de aula e aprendizagem. Dessa forma a pesquisa, buscou mostrar à visão que o professor e os alunos possuem referente ao lúdico, evidenciando assim a sua importância e o quanto a implantação desse tipo de metodologia pode contribuir para a educação, avaliando também a dificuldade que existe em assimilar os conteúdos abordados de forma teórica na sala de aula.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica