Resumo: O artigo propõe-se através de uma intervenção pedagógica desenvolver metodologias que relacione o estudo da química no cotidiano dos alunos do ensino médio. A inserção de procedimentos experimentais utilizando materiais simples e de fácil acesso em sala de aula é eficaz no âmbito educacional para ampliar o conhecimento em sala de aula, pois a sobrecarga de aulas teóricas não tem demonstrado aspectos positivos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, oportunidade de transformação no que se refere ao saber “química”, desencadeia no aluno a busca do conhecimento no qual contribui para o avanço da aprendizagem deles no ensino médio. Dados e trabalhos científicos deixam explícitos a relevante ferramenta que é para a educação nas aulas de exatas, especialmente na disciplina química, coincidir teorias e práticas contextualizando ao dia a dia dos estudantes. Explicando assim, como ocorrem suas aplicações de maneira clara e objetiva. Sendo assim, devemos utilizar no método de ensino, tanto a teoria quanto a prática, fazendo com que haja um avanço na aprendizagem, tendo como objetivo principal a progressão do conhecimento principalmente do estudo da química no ensino médio. O objetivo deste estudo é analisar e levar a química aos estudantes de uma maneira agradável e de uma melhor compreensão tanto através de experimentos simples e práticos que podem ser feitos sem muitas dificuldades como também aproximando à química e suas aplicações no dia a dia dos alunos.
Palavras-chave: Química no cotidiano, Teoria e prática, Práticas experimentais
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