Fazer uso de tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável. Diante disso, iremos realizar experimentos virtuais com os PHETs e suas possíveis aplicações, justamente com o propósito de achar uma metodologia que possa facilitar o ensino de conteúdos abstratos na área da química. Com isso, as atividades a serem propostas serão desenvolvidas no estágio de regência, referente ao programa residência pedagógica. Dessa forma, será descrito os relatos sobre a primeira oficina, cujo o tema de eletroquímica se relaciona com a construção de pilhas e baterias alternativas de limões e batatas, que será abordado com essa temática proposta pelos residentes, envolvendo a prática juntamente com a explicação virtual por meio de simulador. Tendo em vista, essa atividade realizada por alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) compus III – palmeira dos índios - AL. O projeto será desenvolvido com a turma de 2° ano de uma escola em tempo integral, levando em consideração que, será comentado de forma sucinta o modo que é apresentado e executado este projeto de intervenção no recinto desta instituição de ensino. Dessa forma, como a maioria das instituições não possuem laboratórios de química, por meio de simuladores pode-se reproduzir aulas práticas com baixos custos ou simplesmente evitar que o aluno manipule substâncias perigosas, de uma maneira fácil e prática, com o uso de projetor e computador, consegue-se reproduzir em sala de aula os conceitos abstratos da química, facilitando o conteúdo para o aluno. Fazendo o uso da tecnologia em consonância com a prática, ou seja, aula convencional com simulador. Dando ênfase, para o uso de um método que acaba criando mais alternativas inovadoras, tendo como um dos objetivos específicos, tentar ao menos contextualizar os conceitos químicos de forma rápida e prática, cativando a atenção e levando o aluno a entender como determinada teoria funcionaria em sua realidade atual, pode-se obter como resultado uma certa relação entre os experimentos virtuais e a prática pedagógica, sem que o aluno necessite ir ao laboratório de química.
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