O ENSINO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA MODALIDADE ORAL POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

  • Autor
  • Lucivania Maria Souza
  • Co-autores
  • Maria Francisca Oliveira Santos , Eliane Bezerra da Silva , Ana Claudia Oliveira Espindola , Jefferson Matias dos Santos , Isabel Cristina Henrique de Lima
  • Resumo
  •  

    O ENSINO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA MODALIDADE ORAL POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

     

    Lucivania Maria Souza (PIBID/CAPES/UNEAL)

    Maria Francisca Oliveira Santos (PIBID/CAPES/UNEAL)

    Eliane Bezerra da Silva (PIBID/CAPES/UNEAL)

    Ana Claudia Oliveira Espindola (PIBID/CAPES/UNEAL)

    Jefferson Matias dos Santos(PIBID/CAPES/UNEAL)

    Isabel Cristina Henrique de Lima(PIBID/CAPES/UNEAL)

     

    RESUMO: Considerando que a oralidade é de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa e com a intenção de contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos da escola onde se deu a aplicação das atividades, foi desenvolvido o trabalho com o gênero textual debate regrado. O trabalho tem por objetivo desenvolver nos alunos as capacidades discursiva e argumentativa através dos gêneros orais e escritos, que ocorreu por meio de sequências didáticas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sejam orientadas através do livro didático, ou através de pesquisas do professor a serem aplicadas com os alunos em sala de aula. Teve a intenção de melhorar a oralidade dos alunos, tornando-os capazes de se expressarem de maneira eficiente com a elaboração de discursos coerentes e a aplicação de seus usos tanto na esfera escolar como em diferentes situações vividas. Têm como base os fundamentos teóricos de Bakhtin (1979), Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), entre outros, que tratam da oralidade como componente curricular importante para o estudo da língua. Esses autores defendem que as exposições orais sejam utilizadas, na escola, como meio de comunicação e, também, como objeto de ensino. Bakhtin (1979) caracteriza como primários os gêneros orais que se originam de situações espontâneas, e secundários os que são socialmente produzidos a partir da intervenção sistemática. O trabalho segue a linha da pesquisa qualitativa pelo fato de os pesquisadores trabalharem com o objeto teórico em processo e não vendo esse objeto como produto. No desenvolvimento das habilidades e capacidades ligadas à Língua Portuguesa, a aplicação das sequências didáticas para o ensino do gênero textual debate regrado conseguiu fazer com que os alunos se expressassem melhor oralmente com discursos mais bem elaborados e melhorassem suas produções textuais em gênero argumentativo, podendo ser mais coerentes.

     

    Palavras-chave: Gênero textual argumentativo. Oralidade. Ensino-aprendizagem.

     

    GENDER TEACHING DISCUSSED IN ORAL MODALITY THROUGH TEACHING SEQUENCES

     

    ABSTRACT:

     

    Considering that orality is of great relevance to the teaching of Portuguese Language and with the intention of contributing to the teaching-learning of the students of the school where the activities were applied, the work with the textual genre ruled debate was developed. The work aims to develop in students the discursive and argumentative skills through oral and written genres, which occurred through didactic sequences throughout the teaching-learning process, whether guided through the textbook, or through teacher research. apply to students in the classroom. It was intended to improve the students' orality, making them able to express themselves efficiently through the elaboration of coherent discourses and the application of their uses both in the school sphere and in different lived situations. They are based on the theoretical foundations of Bakhtin (1979), Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), among others, who deal with orality as an important curricular component for the study of language. These authors argue that oral expositions should be used at school as a means of communication and also as an object of teaching. Bakhtin (1979) characterizes as primary the oral genres that originate from spontaneous situations, and secondary those that are socially produced from systematic intervention. The work follows the line of qualitative research in that researchers work with the theoretical object in process and not seeing this object as a product. In the development of skills and abilities related to the Portuguese language, the application of the didactic sequences for the teaching of the ruled debate textual genre was able to make the students express themselves better orally with better elaborated discourses and improve their textual productions in argumentative genre, more consistent.

     

    Keywords: Argumentative textual genre. Orality. Teaching-learning

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Gênero textual argumentativo, oralidade, ensino-aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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