Esse artigo demonstra como podemos confeccionar e utilizar o jogo lúdico de forma simples com o conteúdo de química: Tabela periódica através da distribuição eletrônica no 1º ano do Ensino Médio com a proposta de aprendizagem efetiva, motivando os alunos através da mudança na metodologia usada, por meio da aplicação do jogo recreativo na prática do assunto para que os estudantes busquem em participar da aula, consigam assimilar melhor o que aprenderam e promova a interação entre os alunos. Existem vários métodos eficientes aplicáveis em sala de aula, e um deles é a ludicidade através de jogos, que ajuda na fixação de assuntos mais complexos, que exigi um grau maior de concentração, principalmente na área das exatas e humanas, como é na disciplina de química. O lúdico, como ferramenta pedagógica no ensino da Tabela Periódica, apresenta benefícios no ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento deve, através da sua criatividade, promover uma aprendizagem significativa, ou seja, por meio da utilização lúdica na assimilação do assunto trabalhado, o aluno demonstra interesse em entender o que está sendo passado na aula. Porém, o professor lida com diversos ritmos de aprendizagens e a utilização do jogo é uma das vantagens de seu uso e ainda aproxima a turma da disciplina e proporciona a interação entre aluno-professor e aluno-aluno visando trabalho em equipe.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica