Esse trabalho tem como objetivo apresentar as experiências obtidas através do programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada na cidade de Palmeira dos Índios/AL, evidenciando sua relevância para a formação acadêmica, pois é de suma importância para graduandos dos cursos de licenciatura ter o contato direto com ambiente escolar durante a formação profissional, assim, tornando-se possível vivenciar na prática o que fora adquirido na teoria. Pretende-se, ainda, sistematizar uma análise sobre os aspectos físicos e pedagógicos da referida escola e sobre o período em que se observou as aulas da disciplina de História, e finalizar descrevendo as experiências com a aplicação do projeto Abril Indígena, desenvolvido com os alunos das 2º séries do ensino médio, que teve como proposito levar para a escola um diálogo sobre a temática indígena no Brasil, destacando o povo Xucuru-kariri habitantes do município local, fomentando uma discussão que pudesse contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos sobre esses povos a partir do estudo sobre sua história e expressões socioculturais. O referencial teórico-metodológico dessa pesquisa está ancorado nos estudos de autores como: Marc Bloch (2001), Circe Bittencourt (2004), Marcus J. M. Carvalho (2013), dentre outros. Portanto, nossa finalidade enquanto bolsistas do programa Residência Pedagógica é trazer novas ferramentas educacionais para o ensino de história, melhorando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na Educação Básica, promovendo aulas didáticas, possibilitando o debate, a reflexão e o desencadeamento do seu senso crítico, auxiliando, deste modo, na construção do conhecimento histórico e social do discente.
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