RESUMO: O objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão sobre os primeiros contatos com a sala de aula, vivenciados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Campus III, esse atuando enquanto espaço para a formação à docência e compreensão dos desafios encontrados em sala de aula. As atividades práticas foram desenvolvidas na Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva, localizada no povoado Lagoa do Caldeirão, zona rural do munícipio de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas. A metodologia foi desenvolvida a partir das atividades trabalhadas em sala de aula, envolvendo dinâmicas e análises de letras de músicas, para tornar o aprendizado mais prazeroso, conforme preconiza o projeto ali aplicado, que se constitui em estudar a história e cultura Afro-brasileira e indígena. Teoricamente a pesquisa está embasada em autores como Santos (1997), Barros (2007), Moura (2005) e outros estudiosos da temática. As análises realizadas neste trabalho trazem informações sobre o andamento do projeto nas turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental da referida instituição, sendo apresentadas as ações elaboradas, seus resultados e os desafios encontrados nos primeiros contatos em sala de aula durante a formação docente.
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