AULA PRÁTICA: RECURSO DIDÁTICO PARA MELHOR APRENDIZAGEM SOBRE TIPOS DE SOLO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Autor
  • Leonardo da Silva Santos
  • Co-autores
  • Jadielma Paulino dos Santos , Millena Duarte Costa , Lucas dos Santos Santana , Jéssia Elem Cunha Barbosa , Alertudiane Silva Aciole , Claudimary Bispo dos Santos
  • Resumo
  •  

    A aula prática na Educação Básica, na disciplina de ciências, é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma melhor compreensão dos conteúdos que são vistos em sala de aula e aprimorando a relação professor-aluno. Apesar das dificuldades dos professores em abordar o conteúdo tipos de solo com propriedade, de modo prático e dinâmico, é possível introduzi-lo de outro modo, que não fique somente preso ao livro didático. Assim, o presente trabalho teve como objetivo conhecer os tipos de solo, de modo prático e dinâmico, proporcionando uma melhor compreensão e a construção de um saber mais abrangente sobre esta temática, através de uma aula prática que foi dividida em duas partes: uma observativa e outra interativa. A prática foi realizada com quatro tipos de solos (arenoso, siltoso, argiloso e humífero), utilizando lupas e microscópios monoculares para analisar suas características físicas e morfológicas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, quando comparados ao desempenho do bimestre em que não houve prática alguma para facilitar a compreensão do conteúdo abordado. Desse modo, conclui-se que a aula prática permite uma melhor compreensão dos tipos de solo, no ensino de Ciências, conteúdo do 6º Ano do Ensino Fundamental. 

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem, interação, Pesquisa-ação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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