O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre Projeto Político Pedagógico (PPP) e democratização da gestão escolar, com um breve estudo de caso, realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) em duas escolas estaduais parceiras do projeto, no município de Arapiraca-AL. Logo após a formulação de um questionário, o mesmo foi aplicado nas respectivas instituições, para uma análise e compreensão acerca da prática do Projeto político pedagógico e da gestão escolar democrática. Assim, possui como principal objetivo o reconhecimento da importância que a construção do PPP possui, como objeto norteador de ações nas instituições de ensino, e o papel fundamental que a gestão escolar detém, no desempenho deste projeto, desde a sua construção ao cumprimento das metas pré-estabelecidas, de forma conjunta e participativa. Nesse sentido, a pesquisa valerá como aproximação da teoria e prática, quando relacionadas, verificando como os profissionais, principalmente os coordenadores pedagógicos e gestores, constroem e colocam em prática o PPP em suas respectivas Escolas, pois, além de sua construção, o mesmo necessita ser analisado anualmente, onde todos os objetivos serão revisados e modificados sempre que for necessário, e não levando o projeto ao engavetamento.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica