A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Cláudia Oliveira Espindola
  • Co-autores
  • Eliane Bezerra Da Silva , Maria Francisca Oliveira Santos , Lucivania Maria Souza
  • Resumo
  • RESUMO: Considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores, numa relação entre a Universidade, aqui representada pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e os professores do Ensino Fundamental e Médio, além dos alunos desses períodos, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência, a fim de que fiquem registrados os encontros, desencontros, acertos e desacertos acontecidos durante as idas e vindas entre os componentes do subprojeto o subprojeto Núcleo de iniciação à docência, denominado Entre os saberes dos licenciandos do curso de letras e os saberes das escolas básicas: repensando o ensino de língua e literatura, na área da linguagem. Após um período de experiência com o projeto, é possível depreender ações que emanam dos referenciais teóricos e metodológicos desenvolvidos pelos professores. Desse modo, o relato de experiência centrar-se-á nos períodos de observação e intervenção durante os quais os alunos estão ora com os coordenadores na Universidade em contato com os dados teóricos, ora com os supervisores e alunos da escola perante a realidade, ou seja, os dados imanentes do ensino. Serviram como fundamentos teóricos, os argumentos de Chaves e Gamboa (2000), Nóvoa (2003), Luckesi (2000), Marcuschi (2001), Freire (1996), entre outros. O trabalho se desenvolveu numa linha qualitativa por analisar os dados em processo, indo o pesquisador ao local para o contato com as circunstâncias contextuais que irão constituir o seu objeto de trabalho. Os resultados indicam que os alunos realmente apreendem a experiência do ensinar em contato com a realidade, além de melhorar suas competências comunicativas. A grande relevância do trabalho é mostrar a importância da inter-relação entre Universidade, Ensino Fundamental e Médio (supervisores) e graduandos em Letras. 

    Palavras-chave: Relato de experiência; Pesquisa qualitativa; Ensino fundamental e médio. 

     

    ABSTRACT: Considering the importance of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) for the formation of future teachers, in a relationship between the University, represented here by the State University of Alagoas (UNEAL), and the elementary and high school teachers, In addition to the students from these periods, this paper aims to present an experience report, so that the meetings, mismatches, hits and misses that occurred during the comings and goings between the subproject components the subproject Teaching Initiation subproject are recorded. Between the knowledge of the graduates of the letters course and the knowledge of the basic schools: rethinking the teaching of language and literature, in the area of language. After a period of experience with the project, it is possible to understand actions that emanate from the theoretical and methodological references developed by the teachers. In this way, the experience report will focus on the observation and intervention periods during which students are sometimes with the coordinators at the University in contact with the theoretical data, sometimes with the supervisors and students of the school before the reality, or that is, the immanent data of teaching. The theoretical foundations were Chaves and Gamboa (2000), Nóvoa (2003), Luckesi (2000), Marcuschi (2001), Freire (1996), among others. The work was developed in a qualitative line by analyzing the data in process, going the researcher to the place to contact with the contextual circumstances that will constitute his work object. The results indicate that students really learn the experience of teaching in contact with reality and improve their communicative skills. The great relevance of the work is to show the importance of the interrelationship between University, Elementary and High School (supervisors) and undergraduates in Letters.

    Keywords: Experience report; Qualitative research; Elementary and high school.

     

     

  • Palavras-chave
  • Relato de experiência, Pesquisa qualitativa, Ensino fundamental e médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica