RESUMO:O presente artigo procura demostrar o papel do Conselho Escolar nas escolas parceiras do Pibid - Claudecy Bispo, Jayme de Altavila e Mário César Fontes. Este se constitui em um espaço no qual há participação de todos os segmentos escolares para a democratização da educação destas escolas, através deste as escolas podem planejar e definir ações para melhoria do ensino. Dessa maneira, tem como objetivo analisar como vem sendo desfrutado o direito da sociedade de participar dos Conselhos Escolares, assim como ocorre à interação entre o corpo gestor das escolas e a sociedade. Nesse sentido, a metodologia utilizada centra -se na pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto, e também foi realizada uma pesquisa qualitativa para averiguar o desenvolvimento do Conselho Escolar nessas três escolas, cujo instrumento foi um questionário. O método empregado parte de perspectiva crítica dialética. Verificou -se, ainda que, o Conselho Escolar nas escolas parceiras do Pibid tem trabalhado para a melhoria e prosperidade do ensino, porém ainda será preciso novos avanços e mais compromisso para a efetivação do seu papel.
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