Escolas parceiras do Pibid e atuação dos conselhos frente ao cenário democrático das escolas

  • Autor
  • Sulamita Camila Feitosa
  • Co-autores
  • Juciara Inácio dos Santos
  • Resumo
  •  

    RESUMO:O presente artigo procura demostrar o papel do Conselho Escolar nas escolas parceiras do Pibid - Claudecy Bispo, Jayme de Altavila e Mário César Fontes. Este se constitui em um espaço no qual há participação de todos os segmentos escolares para a democratização da educação destas escolas, através deste as escolas podem planejar e definir ações para melhoria do ensino. Dessa maneira, tem como objetivo analisar como vem sendo desfrutado o direito da sociedade de participar dos Conselhos Escolares, assim como ocorre à interação entre o corpo gestor das escolas e a sociedade. Nesse sentido, a metodologia utilizada centra -se na pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto, e também foi realizada uma pesquisa qualitativa para averiguar o desenvolvimento do Conselho Escolar nessas três escolas, cujo instrumento foi um questionário. O método empregado parte de perspectiva crítica dialética. Verificou -se, ainda que, o Conselho Escolar nas escolas parceiras do Pibid tem trabalhado para a melhoria e prosperidade do ensino, porém ainda será preciso novos avanços e mais compromisso para a efetivação do seu papel.

     

  • Palavras-chave
  • Conselho escolar. Escolas. Pibid
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica