Este artigo resulta da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas, no período de junho de 2018 à junho de 2019 e das observações realizadas no Estágio de Educação Infantil em um Centro de Educação Infantil do município de Arapiraca, em junho de 2019. Assim sendo, discute-se acerca do processo de transição da pré-escola para o ensino fundamental enquanto um momento delicado para a criança, considerando que a ruptura da ludicidade como elemento principal da aprendizagem na educação infantil, dá lugar a uma nova metodologia de ensino que se mune de atividades sequenciadas e de conteúdos curriculares diversos que acabam tornando essa transição exaustiva para a mesma. Assim, a maneira como a criança é recebida e a forma como se dá o processo de ensino e aprendizagem na escola fará com que a mesma desenvolva ou não, o desejo de estar naquele espaço. Trazemos ainda reflexões acerca da alfabetização e letramento como processos indissociáveis, que devem agregar os conhecimentos trazidos pelas crianças em suas vivências diárias, e a importância de se compreender essa transição respeitando os direitos de aprendizagem da criança e as normas legais que regem a educação infantil e o ensino fundamental. Conclui-se, trazendo sugestões que podem tornar essa transição mais prazerosa e menos exaustiva para a criança e para o professor.
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