Com base na convivência com os jovens, na sala de aula, percebe-se a necessidade de metodologias diferenciadas, no ensino de Ciências, que estimulem a participação do aluno. O grande desafio da escola em relação ao tema transversal, educação sexual, seria pautar na perspectiva de que os adoscentes têm o direito não só a informação científica, mas ao acesso a espaços que permitam expressarem suas dúvidas e angústias, de modo que o professor não esteja ali somente para ministrar a aula, mas que possa intervir com procedimentos práticos, através da participação ativa e do diálogo constante entre educandos e educadores. Neste contexto, o presente estudo objetivou propiciar formação teórico-prática e estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre sexualidade, gravidez precoce e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na turma do 8° ano do ensino fundamental. O trabalho foi desenvovido pelos acadêmicos e a professora supervisora do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID) do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em uma das escolas parceiras, Escola Municipal Divaldo Suruagy, localizada no município de Arapiraca-AL. Inicialmente, foi solicitado que os alunos respondessem individualmente a um questionário e que não precisava ser identificado, cujas questões abordavam sobre sexualidade, métodos contraceptivos, gravides na adolescência e IST.
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