RESUMO: A pesquisa emergiu a partir da inquietação de analisar de que modo à escrita do portfólio contribui para a formação de graduandos e como a mesma pode transformar a prática de um docente. O referido trabalho tem por objetivo buscar compreender como a escrita do portfólio auxilia na formação dos estudantes integrantes do PIBID, tanto na vivência no programa quanto na formação acadêmica. Teve-se como metodologia inicial, a compreensão teórica da temática em querstão, a luz de autores como: Alves (2003), Althaus (2012), Freire (1996), Gonçalves e Ramalho (2009), Popp (2017), Soares (2012) e Villas Boas (2012). Ademais, outro fundamento metodológico pertinente, foram as reflexões dos Pibidianos do programa a respeito de suas escritas, fazendo-se necessário também uma breve entrevista para fundamentar a pesquisa. Os resultados levaram a constatação de que o portfólio levanta um olhar crítico e reflexivo sobre as ações que são desempenhadas pelos componentes do programa e se constitui como uma pertinente ferramenta de registros positivos e negativos das atividades que são realizadas. De tal modo, foi possível auferir por meio da pesquisa fundamentada, que este método avaliativo é de suma importância para um docente e/ou discente que busca refletir sobre suas práticas e seus aprendizados. Foram factíveis ao longo da pesquisa inúmeros comentários construtivos que endossaram o tema aqui abordado.
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