A química é uma ciência de natureza experimental, como também o seu ensino deve ser teórico e prático. Infelizmente, o uso de atividades experimentais pouco acontece e a realidade nas salas de aula de Ensino Médio reflete uma visão da química apenas teórica, com uma linguagem cientifica exagerada. Esse problema geralmente ocorre devido à falta de laboratório, de professores formados na área, interesse dos sujeitos envolvidos no processo ensino – aprendizagem, entre outros pontos. Contudo, é possível encontrar escolas em que há laboratório de química e que fazem o uso de atividades experimentais nesse local. Assim, este trabalho tem por intuito investigar se realmente essas atividades ocorrem e, principalmente, se o laboratório é utilizado. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma escola estadual de Ensino Médio de Palmeira dos Índios - AL. Convidamos a professora regente da disciplina de química nessa escola a responder a um questionário sobre o uso de atividades experimentais e a importância do uso de laboratório na disciplina de química. A partir dos resultados obtidos após a entrega do questionário, foi possível identificar fatores que contribuem para o não uso do laboratório: ausência de formação de professores na área de química, inexistência de capacitações e desconhecimento dos danos que a falta de práticas experimentais pode provocar aos alunos.
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