A química em muitas ocasiões é colocada como matéria de memorização, o que dificulta à aprendizagem significativa dos alunos, o que leva aos alunos a verem a química como um “bicho de sete cabeças”. Este trabalho tem o intuito de evidenciar a importância da aplicação de Show’s de Química a partir do uso de materiais de baixo custo para melhoria do processo ensino-aprendizagem do ensino médio. A metodologia deste trabalho se deu a partir de pesquisas bibliográficas e da aplicação de oito experimentos químicos para alunos da rede pública de ensino. Os experimentos selecionados foram: Pó nervosinho, o violeta que desaparece, sobrevivendo na floresta, descobrindo impressões digitais, pasta de dente de elefante, titulação ácido-base, sangue do diabo e o dinheiro que não queima. Atividades feitas em laboratório geralmente tem um padrão no qual o professor providencia todo o material e método de obtenção de um determinado resultado, deixando os alunos com a conclusão, o que limita o uso de conceito por arte os alunos. Foi possível constatar que os show’s de química possuem caráter positivo e agregador, havendo a possibilidade de mudar o foco da sala de aula e associar a teoria vista à prática experimental, o que propicia maior atenção e prazer no aprendizado dos alunos, passando a influenciar estes a buscar cada vez mais conhecimento.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica