JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Jamile de Jesus Brandão Gonçalo
  • Co-autores
  • Larissa Silva Martins , Layse Umbelina de Lima Vitor , Carla Manuella de Oliveira Santos
  • Resumo
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    Este artigo surgiu da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica, realizado em uma das escolas campo do Programa. O objetivo desse artigo é apresentar a importância de utilizar o jogo e a brincadeira ao ensinar e a sua contribuição para a assimilação e aquisição do conhecimento. Através de pesquisa-ação, o documento apresenta dados coletados através de questionário e observações por meio da caracterização institucional e caracterização da turma, bem como das observações da mesma. A partir de três sessões de regência foi possível realizar uma análise dos dados coletados, podendo assim, constatar que trabalhar com metodologias diferentes da professora titular foi uma alternativa positiva, pois, alguns alunos privavam-se de agir ativamente no seu processo de aprendizagem. Durante o período de regência ficou evidente o quanto o uso de jogos e brincadeiras possibilitou o desenvolvimento da aprendizagem, onde por vezes até haviam estudado o conteúdo anteriormente, mas ainda não haviam ampliado essa compreensão até o presente momento. Vale ressaltar, que os jogos e brincadeiras foram selecionados de acordo com cada conteúdo didático, associando ao conhecimento já existente, apenas como forma de aperfeiçoamento. As sessões de intervenção com o uso de jogos e brincadeiras apresentou êxito nas ações de regências. Os relatos das crianças expressaram que aconteceu uma aprendizagem significativa.

  • Palavras-chave
  • Jogos, Brincadeiras, Ensino Fundamental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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