O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação de jovens e adultos pontuando os impasses nas aplicações pedagógicas e a descontinuidade dos projetos educacionais que vislumbravam uma alfabetização da massa e uma instrumentalização da população. Ao delimitarmos o contexto histórico referente ao analfabetismo no Brasil, procuramos também explicitar um preconceito enraizado buscando quebrar algumas das concepções atribuídas às pessoas analfabetas proporcionando uma reflexão sobre os descasos e as dificuldades enfrentadas. E nessa análise traremos a concepção de educação de Paulo Freire onde aprender e ensinar são questões centradas no diálogo resultando na relação professor-aluno. Desse modo, buscamos entender a situação atual da educação de jovens e adultos na sociedade contemporânea a partir da observação e aplicabilidade de atividades e rodas de conversas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – junto a um contexto histórico no qual a educação era sempre colocada como secundária quanto ao crescimento econômico e os interesses da classe dominante. Metodologicamente apresenta-se uma pesquisa bibliográfica nos pressupostos teóricos de Fischer 1992, Aranha 1996, Freire 1996, Almeida 2010, entre outros.
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