Este artigo vem retratar a utilização do body painting como prática pedagógica para o ensino de Ciências, propiciando a construção de conhecimentos de modo criativo, reflexivo, participativo e atrativo pelos alunos. O estudo objetivou melhorar a abordagem e aprendizado do conteúdo, devido as dificuldades encontradas pelos discentes do oitavo ano em aprender a anatomia do sistema cardiovascular. Após a aula teórica sobre o conteúdo referido, um questionário avaliativo com oito questões de múltipla escolha foi realizado pelos alunos, comprovando a dificuldade dos mesmos na compreensão do conteúdo. No momento de intervenção, foi utilizado lápis de olho na cor preta para fazer o esboço, pincéis de tamanhos variados para melhor acabamento da pintura, tintas atóxicas, para não causar reações alérgicas, com cores diversas para tornar a atividade pratica mais atrativa, em que os alunos estavam mais atentos, participativos e mostraram uma melhor compreensão do assunto. Dada à aula prática, o segundo questionário avaliativo foi feito e nas duas turmas foi notada uma menor dificuldade ao responder as questões. As atividades práticas permitem aprendizagens que a aula teórica apenas, não permite, sendo compromisso do professor, e também da escola, dar esta oportunidade para a formação do aluno.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica