BODY PAINTING: RECURSO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA MELHOR APRENDIZAGEM, NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Autor
  • João Lucas Cavalcante Santos
  • Co-autores
  • Mariana dos Santos , Valdelice Ferreira dos Santos , Giselle Silva de Souza , Dayani Mayara Melo Nunes , Maria Helena da Rocha , Claudimary Bispo dos Santos
  • Resumo
  • Este artigo vem retratar a utilização do body painting como prática pedagógica para o ensino de Ciências, propiciando a construção de conhecimentos de modo criativo, reflexivo, participativo e atrativo pelos alunos. O estudo objetivou melhorar a abordagem e aprendizado do conteúdo, devido as dificuldades encontradas pelos discentes do oitavo ano em aprender a anatomia do sistema cardiovascular. Após a aula teórica sobre o conteúdo referido, um questionário avaliativo com oito questões de múltipla escolha foi realizado pelos alunos, comprovando a dificuldade dos mesmos na compreensão do conteúdo. No momento de intervenção, foi utilizado lápis de olho na cor preta para fazer o esboço, pincéis de tamanhos variados para melhor acabamento da pintura, tintas atóxicas, para não causar reações alérgicas, com cores diversas para tornar a atividade pratica mais atrativa, em que os alunos estavam mais atentos, participativos e mostraram uma melhor compreensão do assunto.  Dada à aula prática, o segundo questionário avaliativo foi feito e nas duas turmas foi notada uma menor dificuldade ao responder as questões. As atividades práticas permitem aprendizagens que a aula teórica apenas, não permite, sendo compromisso do professor, e também da escola, dar esta oportunidade para a formação do aluno.

     

  • Palavras-chave
  • Body Painting. Ciências. Aula Prática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica