Entre As Religiões Afro e a Literatura de Cordel: Expressão Literária Nordestina e Cultura Afro Entrelaçadas Pelo Ens. De História na Educação Pública Através do PIBID

  • Autor
  • TAYRONE EDUARDO RODRIGUES DA SILVA
  • Co-autores
  • JOÃO ANTÔNIO LEANDRO ALVES
  • Resumo
  • Nesse trabalho, buscamos demonstrar a importância da compreensão, ressignificação e entrelaçamento entre culturas que, ao longo dos anos de formação de nosso país, contribuíram para o processo de estruturação social, passando por uma manutenção cultural a fim de que pudessem resistir e sobreviver em meio a todo o desenvolvimento civilizatório vivenciado por toda sociedade brasileira. Durante muitos anos tanto a produção histórico-literária nordestina, a saber a literatura de cordel, quanto as religiões afro brasileiras, tem sido postas em “xeque” pela modernidade e pelo comportamento negligente de muitos que diante da relevância da existência e preservação de ambas expressões culturais, quer seja o popular cordel que já carrega em sua base a trajetória de um povo menosprezado, ou as religiões afro que, como toda religião, merecem respeito e tolerância, pois são elementos fundamentais para a construção de uma sociedade evoluída, onde desde a mais tenra idade deve-se ser ensinado tais preceitos que nos levam ao direito a plena liberdade.

    É diante da compreensão da importância de tais expressões culturais e de todos os embates envolvendo a visibilidade das mesmas, que incentivamos tanto na matéria de História quanto na de Ensino Religioso a produção de cordéis. Estes servem não apenas como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos programáticos como também são instigadores do imaginário do alunado na produção de tais literaturas, ajudando na preservação e reprodução da cultura nordestina. Além de que vem demonstrando ser uma excelente ferramenta para a expressão de sentimentos, desejos, sonhos e projetos. Quanto ao entrelaçamento, este se dá por meio da produção de cordéis falando sobre a origem das religiões, dos orixás, das figuras mais importantes entre outros aspectos. Assim sendo, temos por expectativa que este entrelaçamento possa fortalecer tais expressões culturais a partir do ensino referente as mesma e da compreensão pelos educandos. 

  • Palavras-chave
  • Religiões Afro, Cordel, Ensino de História
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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