RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE INTERVÊNÇÃO “LER É UM BATATO”

  • Autor
  • Rejane da Silva
  • Co-autores
  • Wanderclécia Peixoto da Silva , Maria Edna Porangaba do Nascimento
  • Resumo
  • RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um pouco da experiência  durante o programa Residência Pedagógica – RP, no período de fevereiro à julho de 2019, com ênfase no projeto de intervenção “Ler é um barato” criado pela Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, na cidade União dos Palmares,  e adaptado por residentes e preceptora do mesmo programa acima citado. O projeto tem como foco principal, a leitura; durante a execução do mesmo, na primeira etapa, os alunos escolhiam um livro para que pudessem ler e depois falar sobre, porém, seguido de uma ficha de leitura elaborada pelos bolsistas ao qual deveria ser seguida pelos estudantes da escola, especificamente do 3º ano do Ensino Médio, turma com a qual foi trabalhada. Como referencial teórico utilizamos as propostas de Geraldi (2012), Marcuschi (2005), dentre outros, cuja preocupação é direcionada para a importância da leitura. Apresentaremos também alguns livros que foram lidos, relatos que foram ouvidos e a ficha de leitura que foi elaborada, mostrando as dificuldades e/ou facilidades que alguns tiveram com a leitura da obra escolhida. Outro foco deste projeto, é a participação, tendo em vista que seria necessário relatar sobre o que foi lido e qual a compreensão que o estudante obteve da leitura. É importante destacar que este tipo de esquema favorece muito o desenvolvimento linguístico dos alunos, levando em consideração que isto pode despertar neles o gosto pela leitura e até mesmo fortalecer a quem já era amante da Literatura. Aos residentes, foi uma experiência importante e gratificante tanto para a vida acadêmica como profissional, pois assim, foi ensinado um pouco de como o professor deve abordar e exercer esse tipo de finalidade de forma descontraída e dinâmica; ao ouvir algumas opiniões sobre os livros lidos, era perceptível quais foram lidos por prazer e quais por apenas obrigação para cumprir esta primeira etapa, deixando claro assim qual era o gênero favorável a cada um.

     

     

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica. Intervenção. Leitura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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