RESUMO: O ensino público brasileiro encontra-se devasado em determinadas regiões do país. Ao perceber a deficiência no âmbito escolar, órgãos educacionais desenvolvem programas voltados para melhorar a qualidade da educação. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo refletir o Programa de Residência Pedagógica como proposta de formação inicial e continuada de professores. A metodologia utilizada nesse trabalho é de origem qualitativa, além de levantamento de abordagem bibliográfica, bem como pesquisa de campo. Nos cursos de Licenciatura das mais diversas instituições, é possível encontrarmos conflitos entre a teoria e a prática. Apesar de o Brasil ser o país de educação tardia, com milhões de cidadãos analfabetos, seu ambiente escolar evoluiu de forma significativa, são muitos os investimentos que os órgãos oferecem, mas esses investimentos não chegam em todas as escolas de forma equivalente. A partir da Lei nº 9.394 (aprovada em dezembro de 1996), começou a discutir sobre uma qualificação exigida para que as pessoas pudessem ensinar, logo, o grau de licenciatura seria o nível estabelecido para reger nas salas de aulas brasileiras. Nessa perspectiva, uma efetiva formação inicial gera consequentemente um profissonial capacitado para exercer suas funções, tão logo, a formação continuada contribui de forma significativa para a prática docente. Dessa forma, os resultados obtidos ao longo da pesquisa, mostram a importância e a necessidade de melhorar a educação, uma vez que o Programa de Residência Pedagógica desenvolvem nos futuros professores uma experiência única, como ajuda ao professor já experiente a buscar como novas práticas de ensino.
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