O trabalho em evidência tem como objeto de estudo o Gênero Lista de compras, cujo objetivo é apresentar o referido gênero como instrumento de ensino aprendizagem de leitura e escrita em Língua Inglesa. O estudo vincula-se ao subprojeto: Leitura de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua portuguesa. O subprojeto mencionado faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNEAL), em parceria com a escola pública. Buscou-se amparo teórico nos postulados dos autores: Bronkart (2006), Amy Devitt (2009), Bazerman (2009), Dolz & Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), e Cristovão (2001). Quanto à metodologia de coleta dos dados, foi realizada uma sequência didática com base no modelo proposto por Dolz & Schneuwly (2004), em uma escola da esfera pública estadual da cidade de Palmeira dos Índios Alagoas, de onde provêm os dados que compõem o corpus, o qual é composto por 24 amostras de lista de compras elaboradas pelos colaboradores da pesquisa, os quais são alunos do fundamental II, cursando o nono ano, com idade entre 13 e 14 anos. Através da análise dos dados, constatamos os problemas relacionados à ortografia, a oralidade e leitura na língua Inglesa. Como forma de amenizar esses problemas, propusemos aos alunos a reescrita das listas de compras e a leitura das mesmas com ênfase na pronúncia, em seguida realizamos rodas de conversas com diálogos em inglês que continham o léxico das listas de compras e por fim, dispusemos um questionário aos alunos com intuito de saber a evolução do nível de aprendizagem deles diante da aplicação da sequência. Dessa forma, constatou-se um melhor rendimento dos alunos na oralidade e na escrita em Língua Inglesa e podemos perceber também que os gêneros textuais, neste caso lista de compras, é um instrumento importante para o ensino e aprendizagem em Língua Inglesa.
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