RESUMO: Este artigo traz uma reflexão a cerca do processo de aprendizagem das crianças no ensino fundamental em uma escola do município de Arapiraca – AL, considerando as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes em sala de aula. Assim, os protagonistas são os discentes do curso de Pedagogia, enquanto partícipes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) concernente ao subprojeto: Ludicidade – um viés metodológico para a contribuição da prática docente-interlocução entre universidade e escolas básicas, o qual oportunizou aos bolsistas a vivência no ambiente escolar trazendo experiências diante das propostas pedagógicas da escola, promovendo, assim o vínculo professor, aluno e Pibidianas. Levando em conta a importância da formação pedagógica para o ingresso no ensino fundamental, a construção deste trabalho centra-se em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que tem como objetivo contribuir com o processo de aprendizagem através da ludicidade. Os resultados alcançados evidenciam através dos relatos da pesquisa que os conteúdos trabalhados de forma lúdica, através dos jogos e brincadeiras proporcionaram uma evolução mais rápida do processo de aprendizagem, considerando que a aula se torna um momento de prazer. Enfatiza-se que os documentos analisados reafirmam a ludicidade enquanto um direito da criança, garantindo a mesma, a qualidade no processo de alfabetização.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica