ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DA KHAN ACADEMY NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • JENIVAL VIEIRA JÚNIOR
  • Co-autores
  • ISAC FERREIRA BARBOSA
  • Resumo
  • As mudanças nos processos de aprendizagem têm motivado várias reflexões para o desenvolvimento e o aprimoramento da educação, a exemplo das orientações trazidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que visa que todos os alunos tenham direito as aprendizagens consideradas essenciais. Embora muitos modelos educacionais tenham logrado êxito mediante ao contexto e ao período inserido, é notável a urgente mudança na redefinição e adequação na sistemática de ensinar. O fato das mudanças na educação não ocorrerem no mesmo ritmo dos avanços tecnológicos gera um distanciamento entre os processos de aprendizagem, sobretudo nas práticas pedagógicas, desvinculadas das necessidades dos alunos e das exigências do mundo. Tendo em vista o Programa Residência Pedagógica como um espaço oportuno de aperfeiçoamento para a formação docente e inserção no campo prático, este trabalho tem por objetivo apresentar um breve contexto histórico acerca do processo de ensino-aprendizagem e discutir sobre o impacto das adaptações tecnológicas. Neste cenário, utilizamos como recurso de aprendizagem a plataforma Khan Academy a fim de buscar tecnologias adaptativas que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Acreditamos que o uso desta plataforma traz uma significativa contribuição na formação dos estudantes em meio as interações em ambientes virtuais.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem de matemática, Ambientes virtuais, Tecnologias, Khan academy
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica