O presente trabalho resulta das experiências de bolsistas, que estão sendo vivenciadas em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Santana do Ipanema – AL, em colaboração com uma professora-supervisora da Educação Básica, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A linha de pesquisa surge a partir da hipótese sobre o espaço preponderante que a pesquisa-ação ocupa na formação docente, em especial aos acadêmicos em formação pedagógica. Tem como objetivo analisar como a pesquisa-ação serve de esteio para as práticas do docente, utilizada como método para a realização da ação-reflexão-ação experimentado pelo grupo de pesquisadores e professora. A metodologia utilizada parte da pesquisa exploratória, bem como de estudos fundamentados em teóricos como Franco (2008); Marconi (2010); Pimenta e Franco (2008); Torzoni (2009) e Thiollent (1986). Os resultados obtidos no desenrolar desta produção e no que tange às vivências dos bolsistas, proporciona a tais um olhar mais refinado entre a teoria e a prática, culminando na compreensão do papel da pesquisa-ação no desenvolvimento profissional por meio das intervenções, participação, colaboração, aproximação da realidade, investigação; e na construção de um profissional docente reflexivo, sendo este crítico que compreenda a relação entre teoria e prática, da ação-reflexão-ação, sendo exequível nas futuras práticas. É, a pesquisa-ação, um instrumento primordial para os pibidianos, visto que propicia ao grupo um olhar mais colaborativo e participativo diante das ações realizadas no percurso, sobretudo no que diz respeito à construção do fazer pedagógico enquanto acadêmicos e pesquisadores.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica